Central DJ
Informações para Produtores

Instruções básicas para veiculação de programas na Central DJ

A Central DJ está sempre em busca de novos programas. As regras abaixo são gerais, citando especialmente recomendações e instruções para a produção do programa, e também visando melhor aceitação em rádios e webrádios. Não fazemos distinção entre programas focados para ouvintes, rádios ou webrádios. No caso de rádios e webrádios, fica a cargo de cada uma escolher e optar por transmitir qualquer programa.



▶ Você pode fazer programas semanais, bisemanais, mensais ou esporádicos. Note que programas mensais ou esporádicos dificilmente serão aceitos por rádios e webrádios, e serão focados mais em ouvintes cadastrados no site, com menor quantidade de acessos.
▶ Cumpra ao máximo possível a periodicidade de seu programa. Em caso de problemas de equipamentos, doença ou outros fatores alheios a sua vontade, você pode deixar de publicar um programa no prazo. Programas sem publicações em 2 meses são auto-desativados, sendo reativados com a publicação de novos programas. Programas sem publicações em 3 meses são excluídos do site.
▶ Procure ao máximo sempre ter um programa guardado e inédito. Em caso de problemas, você poderá usá-lo e depois produzir outro de reserva.
▶ Os programas devem ser publicado sempre em formato MP3 com 128k (192k recomendado) ou mais, em estéreo e cada arquivo deve ter no máximo 100 Mbytes. Não são aceitos outros formatos ou taxas de bitrate menores.
▶ Os programas devem ter uma ou duas horas. Não são aceitos programas de 30 minutos ou com mais de 2 horas.
▶ Você pode fazer seu programa em um bloco só ou em vários. Se fizer em vários, este deve ser sempre de até 1 hora.
Importante: se seu foco também é em rádios e webrádios, lembre-se que rádios possuem comerciais. Por isso recomendamos nunca usar o tempo total do programa, deixando alguns minutos livres. Seguindo um padrão internacional de programas, veja as instruções abaixo. Elas são opcionais, mas entenda que rádios maiores, com critérios mais rígidos, dificilmente aceitarão programas que não sigam este padrão. É permitido, mas altamente desaconselhável, extrapolar até 3 minutos do tempo total de seu programa, sendo que as rádios e webrádios são autorizadas a cortar ou dar "fade out" nos fins dos programas a fim de cumprir horários. Se seu foco é apenas ouvintes, e não rádios/webrádios, faça com o tempo total estipulado do programa (57-63, 115-123 minutos).
    ▶ Se o programa possui uma hora em um bloco só, faça com até 57-58 minutos
    ▶ Se o programa possui uma hora em dois blocos, faça cada bloco com até 27-28 minutos
    ▶ Se o programa possui duas horas em um bloco só, faça com até 115-117 minutos
    ▶ Se o programa possui duas horas em dois blocos, faça cada bloco com até 57-58 minutos
    ▶ Se o programa possui duas horas em quatro blocos, faça cada bloco com até 27-28 minutos
▶ A Central DJ dá preferência a programas mixados do que programas somente com músicas.
▶ Os programas devem seguir um determinado estilo musical. Deve-se evitar misturar gêneros muitos diferentes, como drum and bass e trance, deep house e techno, etc. Este item é opcional mas recomendável visando cativar públicos específicos.
▶ A Central DJ tem foco em música eletrônica, porém poderá aceitar outros estilos próximos ao eletrônico. Não serão aceitos programas de gêneros muito diferentes, como rock, pop-rock, rap, reggae, samba, pagode, forró, axé, sertanejo, funk, clássico, etc. Há também preferência por programas com músicas vocais.
▶ O programa, quando mixado, deve seguir as teorias corretas (matemáticas) de mixagens. Caso sejam detectados mixagens "em qualquer lugar" sem respeitar as teorias musicais, que são ensinadas em cursos de DJs, o programa será cancelado. Ou seja, se for mixado, deve ser mixado por DJs que sabem o que estão fazendo.
▶ O programa, especialmente quando mixado, não precisa ter locução. Ele pode ser composto basicamente por uma abertura, vinhetas e músicas, deixando a cargo da rádio/webrádio a locução. Quando não possuir locução é altamente recomendável o fornecimento do playlist musical.
▶ Não serão aceitos programas somente com músicas, sem abertura, locução (opcional) e vinhetas. A plástica mínima do programa é obrigatória. O programa deve possuir abertura e/ou vinhetas. Se não possuir abertura/encerramento, será assumido que cada rádio/webrádio poderá produzir a sua própria. Se não possuir vinhetas com o nome do programa, deve ter abertura. Ambos são recomendados. Se o produtor desejar, temos como indicar pessoas que fazem a produção de aberturas e vinhetas de apoio a bons custos.
▶ A publicação dos playlists é altamente recomendável, embora opcional. Use sempre o formato "artista - música (remix)".
▶ Os programas que tiverem plástica própria deverão ter um mínimo de qualidade, a ser analisada pela Central DJ. Procuramos fornecer programas com um mínimo de qualidade. Locuções com microfones de baixa qualidade, músicas chiadas ou com baixo bitrate (abaixo de 128k), plástica muito amadora, ou montagens/mixagens ruins, não serão aceitos.
▶ Cuidado para que seu programa não seja cansativo. Evite só tocar top hits ou repetir muito as mesmas músicas. Saiba intercalar hits, lançamentos, músicas antigas, etc.
▶ Dentro do possível procure divulgar o nome dos artistas, músicas, lançamentos, gravadoras, etc, pois nosso intuito é divulgar e ajudar o trabalho de todos.
▶ Você deve produzir um programa de uso global, sem vínculo com rádios ou webrádios e sem citar nome de empresas, formais ou não, ou seja, não é permitido citar que o programa pertence a alguma rádio ou que o DJ é de alguma casa de eventos ou rádio. A produção deve ser independente e sem vínculos. O programa deve ser gratuito, livre para download e distribuição. A cobrança por programas, comerciais ou elementos vinculados ao programa é proibida, e quando detectado o programa será imediatamente cancelado.
▶ É desaconselhável a inserção de comerciais, a não ser que o anunciante seja patrocinador direto e essencial a produção do programa. Se inserido, deve ser somente uma veiculação por programa, de apenas um anunciante, no meio do programa (caso 2 ou mais blocos) ou no final do programa. Não serão aceitas propagandas no começo do programa. É permitido citar parceiros e apoios, com moderação. Note que todas as afiliadas tem direito de remover comerciais se conflitarem com as políticas da empresa onde veiculado, ou seja, a inserção é permitida mas não é obrigado que a afiliada tenha que tocá-la. O comercial deve estar dentro do tempo limite total do programa.
▶ Para rádios AM/FM, o produtor deve ter consciência que não existe "área de abrangência", ou seja, todos os programas da Central DJ são livres para serem transmitidos por todas as rádios, mesmo que as rádios sejam concorrentes entre si, na mesma área de sinal ou até mesmo veiculando no mesmo dia e horário. Qualquer tipo de conflito existente nestes caso é de total responsabilidade somente das rádios envolvidas resolverem o impasse entre si, nunca envolvendo o produtor do programa e nem a Central DJ.
▶ Se forem detectados programas "reprisados" (mesmos programas com número alterado), será considerado falta grave e o programa será excluído, o produtor advertido e, em caso de reincidência, o programa cancelado.
▶ programas considerado "abandonados" pelos produtores, ou seja, que comecem a ter grande variação na entrega de novos programas ou longos períodos de ausência, serão excluídos da Central DJ sem aviso prévio. Neste caso, se o produtor decidir retormar, caso ocorra novamente, ficará impedido de retornar.
▶ O áudio preferencialmente deve ser comprimido. Este item é opcional, porém, o áudio geral deve estar nivelado, entre -3 e -1db preferencialmente. Grande variação de volume entre músicas e entre vinhetas e locução não serão aceitos. Quando comprimido, usar uma compressão que não distorça o som. Compare o áudio original com o comprimido.
▶ Procure publicar os programas sempre em um dia específico da semana. Este item é opcional mas ajuda ouvintes, rádios e webrádios a se programarem.
▶ É recomendado preencher as meta-tags do MP3 com dados básicos: nome do programa, site ou e-mail, data, número e bloco do programa.
▶ Não é obrigatório divulgar o programa somente através da Central DJ porém, se os links de download forem postados em outros locais, você não terá uma medida exata com relação aos downloads e nem acesso fácil às rádios e webrádios que transmitem seu programa, visto que estas podem estar obtendo os downloads em outros locais. Por isso, dentro do possível, use a Central DJ como centralizador para todos os seus ouvintes, sugerindo que cadastrem-se em nosso site para baixar os programas.
▶ Sugerimos que você tenha uma página no Facebook e conta no Twitter, bem como outras mídias sociais, para ajudar na divulgação. Nestas mídias também solicitamos, dentro do possível, que ajude na divulgação da Central DJ informando que seu programa está disponível para download gratuito.
▶ A Central DJ disponibiliza download direto dos programas locais. É proibida a cópia do link direto para divulgação em outros lugares, a fim de usar nossa estrutura para download sem usuário logado. Esta será considerada uma falta gravíssima e com exclusão imediata se detectado. Os links de download são randomizados de tempos em tempos.
▶ Estando de acordo com todos os termos e características citadas acima, o produtor deverá nos enviar dois demos, de programas completos, para avaliação. O programa será submetido para análise por nossa equipe. Poderemos retornar com sugestões a fim de se encaixar no padrão de nossos programas. Caso aceito, o programa é inserido em nosso site em até uma semana. Note que a avaliação dos demos pode demorar de 1 a 20 dias, dependendo da disponibilidade de nossa equipe no momento.
▶ Produtores que tiverem interesse em usar a estrutura da Central DJ para divulgar seu programa no Spotify e iTunes através de podcast, entre em contato. Este é um serviço pago, com custo baixo, a fim de ajudar nos custos de estrutura e manutenção do site.
Importante: a Central DJ depende de sua divulgação. Pedimos, em troca da divulgação em nosso site, que divulgue a Central DJ em seu programa, caso o mesmo tenha locução. Desta forma todos saem ganhando: a Central DJ cresce e com isso seu programa cresce também. Cite que o programa é distribuído para rádios e webrádios pela Central DJ, forneça o endereço centraldj.com.br, convidando as pessoas a entrarem e participarem.
▶ Outras regras podem ser inseridas ao longo do tempo, para se adequar a novas realidades. Em casos de alguma alteração maior, os produtores serão comunicados por e-mail.
▶ Em caso de dúvidas com relação a outros assuntos, entre em contato conosco clicando aqui.